COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LIVROS SEM CUSTO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Uma lei que visa gerar oportunidade de publicação de obras para escritores catarinenses em geral, que não têm condições de custear a edição do próprio livro, que visa também fomentar ações de incentivo à cultura e à literatura foi aprovada, recentemente, pela Assembléia Legislativa. Falta ser sancionada pela governador, ainda, o que se espera que aconteça brevemente.
Trata-se do Programa 100 Cópias, Sem Custo, projeto que é muito bem recebido pela classe literária catarinense. O programa autoriza a Imprensa Oficial de Santa Catarina a publicar obras de autores catarinenses. Mas não é apenas e simplesmente isso. A primeira edição, os cem primeiros exemplares impressos de obra avaliada e aprovada sairão de graça para o autor. Cada escritor terá direito de imprimir gratuitamente as cem primeiras cópias do seu livro.
A avaliação do material enviado para a IOESC a fim de ser publicado será realizada por um Conselho Editorial vinculado à Secretaria de Administração do Estado, composto por representantes das secretarias de Administração, de Turismo, Cultura e Esportes, da Fundação Catarinense de Cultura e por um representante do Conselho Estadual de Cultura.
A idéia do projeto é ótima, promete dar oportunidades aos autores catarinenses que não conseguem editora para publicar suas obras, nem apoio cultural oficial ou de empresas privadas. Não está vigorando ainda, mas depois de ser sancionada, espera-se que seja cumprida e não aconteça o que aconteceu com a Lei Grando, que ficou sem ser cumprida por quase vinte anos.
E, importante, se ela vigorar e for cumprida, que dê oportunidade para os novos talentos das letras catarinenses.
E esperemos que o Conselho Editorial que vai selecionar as obras não seja composto pelas mesmas figuras que escolheram os livros do primeiro edital da Lei Grando, em 2009, ou da comissão que escolheu a si mesma para o Estado levar à Feira do Livro de Porto Alegre. Entre outras coisas.
Esperemos que funcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário