COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 3 de outubro de 2009

PRÊMIOS CIDADE DE MANAUS – QUE FIM LEVARAM?

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

A quarta edição (2009) dos Prêmios Cidade de Manaus, um dos mais importantes concursos literários do Brasil, foi lançada em dezembro de 2008, inclusive com publicação do regulamento no Diário Oficial de Manaus.
Os prêmios seriam atribuídos, como nas edições anteriores, nas seguintes categorias: melhor romance ou novela; melhor livro de contos; melhor livro de poesia; melhor livro de crônicas; melhor texto teatral para adultos; melhor texto de teatro infantil; melhor livro de ensaio socioeconômico; melhor ensaio sobre tradições populares (folclore); melhor ensaio histórico; melhor ensaio sobre literatura (Letras); melhor ensaio sobre artes-plásticas; melhor ensaio sobre cinema; melhor livro de memória; melhor ensaio sobre dança; melhor texto de jornalismo literário; melhor livro de Literatura Infantil.Os prêmios, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) seriam conferidos a cada uma das categorias acima citadas, ficando, ainda, as obras premiadas inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Cultura para publicação, até a concessão da premiação subsequente. As inscrições ficaram abertas até abril de 2009 e o regulamento anunciava que o resultado seria publicado no dia 1º de outubro de 2009 no Diário Oficial de Manaus. Hoje é dia 3 e em nenhum das edições do Diário Oficial da cidade existe qualquer menção ao concurso Prêmio Cidade de Manaus. Telefonei, no dia 2, ontem, para a Prefeitura de Manaus e tentei falar com a Secretaria de Cultura ou com a Fundação Municipal de Cultura, mas falei com três pessoas e ninguém soube me dar qualquer informação. Vou tentar, ainda, falar com a Diretora da Fundação, que em janeiro publicou o seguinte comunicado à imprensa e aos vencedores dos Prêmios Cidade de Manaus: “Em face da mudança na Prefeitura Municipal de Manaus, advinda das últimas eleições em 2008, comunicamos que a atual diretoria do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura descompatibilizou-se colocando todos os cargos à disposição da nova administração. Contudo, a continuidade da premiação e a devida publicação das obras vencedoras serão honradas pela atual secretária de cultura Lívia Regina do Prado Negreiros Mendes. Comunicamos ainda, aos interessados, que as inscrições para a quarta versão dos Prêmios Literários Cidade de Manaus, já estão abertas desde o dia 03 de dezembro através de edital publicado no Diário Oficial do Município, com prazo se estendendo até o dia 30 de abril de 2009.As inscrições devem ser feitas no horário das 8 às 16:00 h, ou através dos Correios, seguindo o que está disposto no edital. Secretaria Municipal de Cultura - Prêmios Literários Cidade de ManausAv. Sete de setembro, 384 - 69.005-140 MANAUS AM - Telefone para informação: (92) 3215-3458E-mail: liviareginanegreiros@hotmail.com
Quem sabe ela, a diretora da Fundação de Cultura, Lívia Regina Prado de Negreiro Mendes, que colocou a sua palavra em jogo, garantindo a continuidade do certame, possa esclarecer o que houve.
É incrível que ninguém na prefeitura que promove o concurso soubesse dar uma informação, inclusive na própria Fundação de Cultura. Alguns nem sequer sabiam que o concurso existia.
E é um desrespeito para com os escritores que participaram desta edição dos Prêmios Cidade de Manaus, que parece ter sido abandonado, mesmo com o compromisso de honra assumido pela prefeitura, ao lançar o concurso, publicando-o no Diário Oficial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário