COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 31 de outubro de 2009

O SAMBA FORA DO BRASIL

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Hoje faltei a minha aula de dança, porque durante a semana não consegui assistir o programa “So you think you can dance”, num dos canais da TV a cabo. E como a reprise é bem na hora da aula, tive que escolher e sacrifiquei a aula, mas é só nesta semana. O programa é uma competição de dança, bem no estilo American Idol: um grupo de especialistas seleciona, por todo o país (Estados Unidos),dentre milhares de concorrentes, vinte bailarinos para competirem e a cada programa sai dois deles.
Os dançarinos, de vários estilos diferentes, recebem, cada casal, um estilo novo a cada semana. E, apesar dos comentários dos jurados, o público é quem decide quem fica e quem sai, votando por telefone.
Gosto muito de ver bons bailarinos dançarem e com a peneira fina que fazem dentre tantos candidatos, os que ficam no programa são excelentes. Hoje saiu o segundo casal, mas a minha abordagem do tema não se deve a isso. É que um dos casais, hoje, foi designado para dançar samba. E eu já havia visto, antes, em outro programa de competição de dança americano que quando eles dizem samba, lá, a dança não tem quase nada a ver com o nosso samba original.
O pior é que os jurados ainda frisam que o samba é de origem brasileira, e coisa e tal, mas quando começa a tocar a música a gente já vê que de samba não tem nada. Consegui identificar um passinho de samba na dança toda. A performance e a coreografia são muito bonitos, mas não consigo ver samba neles. E a música parecia mais um rock.
Fico um tanto quanto indignado, pois os “especialistas” do programa, que são os jurados, não conhecem o samba brasileiro? Eles falam como se conhecessem muito bem. A produção não pesquisa para apresentar alguma coisa pelo menos parecida?
É uma pena que vendam gato por lebre. Quem não conhece, aceita o que eles estão apresentando como samba, já que eles são “autoridades” no assunto. Será que não há nenhum brasileiro, por lá, que eles possam consultar e que mostre a eles o que é samba? Aquela gente nunca viu nenhum filme ou reportagem ou documentário sobre o carnaval no Brasil?
Devia ser proibido a gente falar sobre aquilo que não conhece bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário