COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A PRIMAVERA SEMPRE VOLTA


Por Luiz Carlos Amorim (escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ )

E não foi só pelas flores tantas a enfeitar os caminhos que me dei conta que a primavera chegou. Minha amiga Irene, do Rio Total, envia mensagem me perguntando o que houve com minha página em Escritores e Poetas daquele portal, pois já está com mais de duas mil visitas. Na do ano passado foram mais de cinco mil visitas. Fiquei tão feliz com o sucesso de meus poemas sobre a primavera, que resolvi falar da nova estação, coisa que nem pretendia fazer. Mas a passarada, com suas cantorias maviosas nas minhas manhãs não me deixariam esquecer, mesmo que eu não olhasse para fora.
Então não me furto a cantar aos quatro ventos a beleza dos ipês, majestosos, travestidos de sol, espalhando luz e cor e enchendo meus olhos extasiados. Não posso deixar de mencionar as orquídeas, exalando perfume e exibindo suas cores. Não posso esquecer as onze horas, os girassóis, as petúnias, as primaveras, os amores-perfeitos e tantas outras flores enfeitando jardins por todas as cidades.
O jacatirão de jardim, ou manacá-da-serra, já floresceu maravilhosamente, embora algumas árvores ainda exibam alguma cor remanescente. Mas no norte e nordeste de Santa Catarina, no próximo mês, começa a florescer o jacatirão nativo, aquele que ninguém plantou, que nasceu livre na floresta, nas encostas, nos caminhos. O verde das suas folhas começará a desaparecer em meio a tanta flor de cor branca, vermelha e vinho, pontilhando toda a mata com ilhas de tons avermelhados.
E a primavera vai enfeitando esse mundo de Deus, desabrochando jacatirões de outubro em diante, como se fora enfeite para a chegada do Natal e do novo ano que despontará.
Então, agora que parece que finalmente o inverno foi embora, levando com ele o frio, a solidão, a saudade, eu agradeço à Mãe Natureza por deixar vir a nós a primavera para vestir a terra de flores, de verde e de cores.
Vem, primavera e traz contigo a paz, a melodia do cantar dos passarinhos, e a flor do jacatirão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário