COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

POESIA DO MAR

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

O Museu do Mar, em São Francisco do Sul, na Santa e bela Catarina, cresceu em espaço, em acervo e em organização. Ele conta com muitos tipos de embarcações, como canoas, jangadas, baleeiras, veleiros, etc., alguns em tamanhos naturais. Lá existem duas salas simulando pescadores no mar e um rancho desses trabalhadores do mar, com todos os seus apetrechos e equipamentos. E lá existem também poemas de Caymmy, de Pessoa, de Milton Nascimento e dos poetas do Grupo Literário A ILHA.
Do outro lado da rua, na extensão do museu, localizado nos antigos armazéns Hoepcke, uma embarcação em fase de construção, uma sala com a apresentação de pescadores no mar às voltas com uma baleia, mais poemas de Caymmi e a sala da Amir Klink. Nesta última, além do barco em que fez a sua famosa viagem, muita literatura em vários painéis: contos e crônicas sobre o mar do aventureiro autor. Existe, ainda, no Museu do Mar, um número enorme de miniaturas e maquetes de embarcações marítimas, incluindo caravelas, galeões, navios, etc., de uma qualidade invejável. O museu conta, ainda, com instrumentos de navegação antigos e tudo sobre a vida e trabalho de pescadores de várias regiões do Brasil em painéis com muito texto, fotos e gravuras. A organização chama a atenção: tudo no museu é bem sinalizado e esclarecido. A informação é bem distribuída em painéis, placas, totens, setas, etc. Os painéis trazem extensa literatura sobre embarcações, sobre pescadores, sobre tudo o que é do mar.
E há mais poesia. Logo na entrada, nos deparamos com painéis que estampam poema de Fernando Pessoa. Mais adiante, na seção de canoas, outro poema de Dorival Caymmi - a letra de uma música do grande compositor e poeta podia ser ouvida, também, nas caixas de som distribuídas pelo ambiente. Em outra seção, outro poema de Caymmi, em outra, mais um de Milton Nascimento e até alguns deste articulista, todos cantando o mar. Começamos a nos dar conta do quão forte é a relação da literatura com as coisas do mar, como o mar é, por si só, fonte de inspiração para a criação literária. E inspirada nisso tudo, nasceu a antologia "Poesia do Mar", com poemas de autoria de todos os integrantes do Grupo Literário A ILHA. A antologia concretizou-se e foi lançada lá, no Museu do Mar. Os poemas que compõe a antologia formaram uma edição especial do Varal da Poesia, que foi exibido no Projeto Poesia no Shopping e depois no próprio Museu do Mar. Aquela edição do Varal da Poesia foi doada ao Museu do Mar, mas como os poemas foram impressos em papel, o grupo vai fazer nova doação, com a impressão em banners. O livro, a antologia, também é mais um volume incorporado à vasta coleção de livros sobre navegação, embarcações, pesca, pescadores e tudo o que se relaciona com o mar em livros antigos e contemporâneos que o museu possui.
Se você vier a Santa Catarina, passando pelo norte do Estado, vá a São Francisco, a terceira cidade mais antiga do Brasil e visite suas praias, seu porto e o Museu do Mar. A poesia mora lá. Até saraus poéticos, encontros de escritores e poetas são feitos lá.

NOSSA ILHA CATARINA

Luiz Carlos Amorim

Esta ilha catarinacercada de sol
por todos os lados,
é a terra prometida,
o paraíso de areia.
A natureza, generosa,
deu as praias mais bonitas
a este pedaço de chão.
E deixou que eu, poeta,
me quedasse à beira-mar
para sonhar esperanças,
para cantar as belezas
desta nossa São Francisco
de história e tradição,
com mais de quinhentos anos,
da idade do Brasil...
Cidade antiga São Chico,
com suas estreitas ruas,
casario açoriano,
mas jovem ao mesmo tempo,
crescendo ainda, menina...

Um comentário: