COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 26 de setembro de 2009

PITUXA


Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ )

Minha cadelinha Pituxa, uma pinscher preta com gravata, meias e luvas amarelas - e também parte do focinho e pescoço, dentro das orelhas e uma pintinha em cima dos olhos -, está com quinze anos, beirando os dezesseis. Já não ouve mais quase nada, enxerga pouco – está com catarata -, e seu olfato também está defasado. Até pouco tempo atrás, ela sabia quem estava chegando quando a gente nem estava ainda no portão. Podia ser de carro, de ônibus, a pé, o que fosse. Quando a gente aparecia, lá estava ela latindo e balançando o toco do rabinho e a gente tinha que pegar ela no colo para ela lamber o as mãos, o rosto. Se agente não a pegasse ou quando a colocávamos de volta no chão, ela saía em desabalada corrida, ia até a sala, dava um salto para cima do sofá e depois voltava e repetida tudo várias vezes. Ela reconhecia cada um, nem que fosse à noite e estivesse escuro, pelo cheiro, pela voz, sei lá.
Hoje, a gente chega e tem que procurar por ela. Ou ela está lá fora tomando sol, quando há sol, ou deitada no sofá, dormindo, principalmente se houver alguém sentado ou deitado. Meu sobrinho de cinco anos quer, a toda hora, brincar com ela, mas ela tem medo de criança, por isso só deixa ele fazer um carinho. Se o carinho fica mais pesado ou muito insistente, ela se irrita e briga com ele. Mas no que diz respeito à criança, ela sempre teve um certo receio, pois algumas a machucavam, apertando, deixando cair, batendo.
Então nossa Pituxa, que por corruptela acabou virando Xuxu, está velhinha, velhinha. Seu pelo ainda está bonito, ela nem aparenta muito a idade, a não ser pelos dentes que já perdeu. Atualmente tem poucos deles e procuramos dar-lhe comida macia, como ração úmida e carne bem cozida e cortada em pedaços bem pequenos.
O cocô e o xixi, que ela sempre fazia no box do banheiro, em cima de jornal ou tapete apropriado, agora ela faz, também, na calçada, na garagem, não sei se pela velhice ou porque meu sobrinho pequeno às vezes fecha a porta do banheiro.
Mas a Xuxu, velhinha como está, ainda é a nossa menininha. Quando deito no sofá, ela ainda vem pedir para deitar em cima da minha costela. Então ela se aninha e fica ali tanto tempo quanto eu ficar.
É uma companheira de muito tempo, para todos nós. É um exemplo de carinho e amizade, de fidelidade. É difícil pensar que uma criatura assim, um dia vai nos deixar. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário