COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENCONTRO DE ESCRITORES

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Estive ontem na Unisul, para o lançamento do livro de poesia em prosa da minha amiga Urda, “Trinados para o meu passarinho”, que fez parte da programação do 4º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. A organizadora do evento, professora e escritora Eliane Debus me recebeu com o maior carinho e logo foi me colocando num encontro de escritores que aconteceu pouco antes da sessão de autógrafos de Urda. Aliás, vale frisar que o lançamento do novo livro da escritora loura de Blumenau, dos dedos cheios de poesia, foi avant-premier, pois ele acaba de sair do prelo, veio à público pela primeira vez naquela oportunidade. E fez sucesso.
O bom desses eventos é que a gente revê pessoas conhecidas e conhece outras tantas. E além de abraçar Urda e Sandrinha, sua fiel escudeira e a professora Eliane, sempre simpática e acolhedora, conheci outros escritores, como Yeda Goulart, com quem já tinha contatado por e-mail, escritora infanto-juvenil com um trabalho importante em prol da literatura para crianças e jovens.
E lá estava também o escritor Flávio José Cardozo, com quem eu até já tinha trocado mensagens, também, mas com quem não tinha conversado pessoalmente. Fiquei surpreso com a simpatia e receptividade de uma figura reconhecidamente importante para a literatura catarinense contemporânea. Declarou conhecer o nosso trabalho, através do portal e do blog e lembrou nossa amiga em comum, a Fátima de Laguna, que foi quem nos colocou em contato, através de e-mail.
Fiquei feliz por conhecer Flávio, um ícone da nossa literatura e ao mesmo tempo uma pessoa acessível e afável, sem estrelismos, ao contrário de alguns “consagrados” que conhecemos. Agradeço pela companhia e espero ter correspondido, pelo menos em parte, a boa acolhida que ele me proporcionou.
E fico grato, também, à professora Eliane pela realização de um evento que é, sem dúvida nenhuma, de suma importância para a divulgação e reconhecimento da literatura infanto-juvenil. A literatura para crianças é a literatura para leitores em formação e é ela que vai possibilitar termos adultos que gostem de ler, que pode incutir nos nossos jovens o gosto pela leitura. É a literatura infantil que pode acabar, amanhã, com aquela constatação infeliz de que “brasileiro não lê”. E temos inúmeros bons autores desse gênero por todo o Brasil, muitos deles em Santa Catarina. Então, mudar é possível.

__________________

MUDANDO DE ASSUNTO: a configuração deste blog foi mudada, para que toda e qualquer pessoa que o acesse possa comentar o seu conteúdo. Ao clicar em "Comentários", na janela que se abrir procure "Comentar como", abaixo do espaço para escrever e clique em "Selecionar perfil". Então escolha "Anônimo", nas opções que aparecerem. E é só postar o comentário.

Um comentário:

  1. Beleza de novidades caro escritor Amorim!
    Estou chegando de viagem e fico feliz pelos acontecimentos.Abraço grande aqui da Laguna.
    Fatima.

    ResponderExcluir