COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 2 de agosto de 2009

A PRAÇA DAS FLORES E A RUA COBERTA


Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Começou ontem, em Nova Petrópolis, cidade próspera da serra gaúcha entre Caxias e Porto Alegre, o Festival Internacional de Folclore. Vai até o dia 16 e acontece na Praça das Flores e no Parque Aldeia do Imigrante, com uma extensa programação, apresentando grupos folclóricos, grupos de dança e grupos musicais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará e países como Coréia do Sul, Argentina, Paraguai e Finlândia.
Foram montadas tendas na rua principal no centro da cidade, ao lado da Praça das Flores, com muito artesanato local e até de outros países e uma praça de alimentação.
E também um palco onde são apresentados, das onze horas da manhã até à noite, quase que ininterruptamente, espetáculos dos grupos convidados, que na sua maioria são coreografias bem interpretadas. A performance dos grupos é belíssima e a organização do evento é perfeita, pelo menos no que diz respeito ao espectador, que não tem que ficar esperando entre um número e outro.
A Praça das Flores, escolhida como local para sediar o Festival, é uma praça lindíssima, ampla, cheio de verde e árvores, fazendo jus ao nome: um quarto ou quase um terço da enorme praça é coberto de canteiros de flores. Atualmente, com o frio, há muito amor-perfeito, de todas as cores e tamanhos, há boca-de-leão, há os repolhos-flores, dos quais falei na crônica de ontem, além de plátanos com as suas folhas ficando amareladas pelo frio.
E, passeando pela praça, no meio da profusão de flores e dos muitos turistas que estão na cidade, vi algumas pessoas com cartazes na mão. Os cartazes falavam de uma rua coberta, projeto que está tramitando na prefeitura, prestes a ser aprovado, e que provocou a indignação de cidadãos de Nova Petrópolis.
Acontece que a Rua Coberta que se pretende fazer substituirá a parte da praça que hoje comporta os jardins pejados de flores que dão nome a ela. A cobertura atingiria a Rua Rui Barbosa e os canteiros da praça que ficam logo ao lado. E os moradores da cidade não querem perder a área sempre florida da sua tradicional praça, não querem que as flores da sua praça deem lugar a uma área coberta que nem sabem ao certo para o que vai servir.
E acho que eles têm razão, porque será uma pena visitar Nova Petrópolis e não poder ver a quantidade de flores de diferentes tipos, conforme a estação, que enchem os canteiros da praça e os olhos da gente.
A Praça das Flores e as suas flores, o labirinto e os plátanos são marcas registradas da cidade, são o seu cartão postal, assim como o Parque Aldeia do Imigrante.
Então não há como acabar com as flores da praça para colocar em seu lugar uma Rua Coberta. Espero que o movimento em favor da praça consiga a não aprovação de tal projeto, um tanto quanto infeliz.

Um comentário: