COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

QUINTANA, VERÍSSIMO E O ANALFABETO

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Eu estou indo para Jaraguá do Sul neste final de semana, para participar da Feira do Livro de lá, fazendo o lançamento de dois livros meus, “A Nova Literatura” e “Flecha Dourada”. Uma pena que eu não tenha podido ir antes, para assistir à palestra de Luiz Fernando Veríssimo, um dos mais populares escritores brasileiros. Não o conheço ainda pessoalmente e gostaria imenso de ter estado lá para conversar com ele.
Um privilégio enorme os leitores de Jaraguá poderem contar com a presença de tão importante figura da literatura brasileira. Parabéns à Feira do Livro que trouxe o escritor para a cidade dando a oportunidade para quantos jaraguaenses quisessem conhecê-lo.
Na entrevista que ele deu ao jornal A Notícia, ele cita Mario Quintana, quando falava da importância da leitura. “O Mario Quintana costumava dizer que o pior analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.” E quanta verdade há nisso! Ainda há pessoas, neste nosso imenso Brasil que não sabem ler, mas há muita gente que sabe ler e no entanto não lê nada. Por diversos motivos, alguns até justos, mas o preço do livro, um objeto ainda muito caro, não é a melhor desculpa, pois existem os sebos, que vendem livros por preços razoáveis e também as bibiotecas, que emprestam gratuitamente.
Então Mário e Veríssimo têm toda razão, quem tem o poder da leitura e não usa é pior do que o analfabeto, que não lê porque não pode.
Grande Quintana, sempre ele. Sábio Quintana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário