COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 18 de julho de 2009

O CURSO DE LETRAS E A LITERATURA CATARINENSE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Coisa rara nos últimos tempos, tive agradável surpresa ao ler os jornais de ontem. Num deles, encontrei o artigo “Literatura Catarinense”, que me atraiu e li com interesse e prazer. O artigo fala da belíssima decisão da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de tornar obrigatória a disciplina de Literatura Catarinense para os estudantes do curso de Letras da nova instituição.
É alvissareiro que seja assim, que uma nova universidade pense, logo de início, na prata da casa, isto é, em estudar os autores da terra, os escritores catarinenses. Coisa que a UFSC deixou de fazer, pois aboliu a Literatura Catarinense do seu currículo, há alguns anos.
É de se festejar uma notícia como esta, pois talvez outras universidades sigam o exemplo e voltem a contemplar a disciplina de Literatura Catarinense, acabando com uma situação lamentável, qual seja a de possibilitar a graduação em Letras sem que se conheça o que se está produzindo ou o que se produziu no Estado, sem que se saiba que temos autores e obras importantes que representam a nossa cultura.
Já estava na hora de alguém tomar a iniciativa e esta nova universidade que está sendo implantada no oeste catarinense dá a tacada inicial para que se reconheça e valorize a literatura produzida em Santa Catarina, que tem vários escritores de renome nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário