COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 27 de maio de 2009

REVELAÇÕES

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Quem leu a crônica do escritor Amilcar Neves, no Diário do dia 20.05.09, que revela que o governador do Estado recebeu um convite da Câmara Rio Grandense do Livro, comunicando que elegeu Santa Catarina o Estado Convidado da 55a Feira do Livro de Porto Alegre (30 de outubro a 15 de novembro)? Ou a minha crônica “O Estado e a Literatura Catarinense”?
Pois é. O cronista diz que a correspondência, que chegou no dia 16 de março às mãos das mais altas autoridades do Estado, oferece de graça um estande para comercialização de livros e pede a presença de escritores e ilustradores, apresentações artísticas, participação de especialistas em mesas-redondas, lançamentos de livros e aparição de autoridades estaduais em algumas solenidades.
O prazo para aceitação do convite encerrou-se no dia 15 de maio, e até agora nada foi repassado a nenhum escritor ou artista da terra, nem à Câmara Catarinense do Livro, coisa que confirmei.
Contatei com a Câmara Riograndense do Livro em 27.05.09, para saber se realmente existia o convite e saber se houve alguma resposta. Eles não só confirmaram tudo, como me revelaram que já estavam desistindo da resposta, quando, no dia da publicação da crônica do Amilcar, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de SC ligou aceitando o convite. Não enviaram uma resposta formal, apenas telefonaram.
Vejo que a Câmara Riograndense tem a boa vontade de insistir em colocar à disposição dos escritores catarinenses um estande para participarmos da Feira do Livro de Porto Alegre, mas nosso Estado parece não ter muito interesse de divulgar a cultura e a literatura catarinense.
Estamos esperando a “surpresa” que a Secretaria de Cultura deve nos “proporcionar”.
Mudando para a continuação de outra crônica minha, “Livros, Leis, Promessas”, também publicada no meu blog, volto ao assunto, como prometido, porque recebi mensagem da Assessora de Imprensa da Fundação Catarinense de Cultura, de 25.05.09, comunicando que “a FCC deve colocar na rua nos próximos dias (?) o Edital da Cocali, para aquisição de livros de autores catarinenses e posterior distribuição dos mesmos para bibliotecas públicas. As inscrições devem (?) ficar abertas entre 1° e 19 de junho, e as aquisições devem acontecer já em julho. No segundo semestre, novo edital e novas aquisições!!”. Os pontos de interrogação são meus. Os pontos de exclamação são dela.
Com isso, ficamos sabendo que o cumprimento da Lei Grando pode vir a acontecer, finalmente, apesar das reticências. Estou esperando a publicação do Edital, que não ocorreu ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário